sábado, 23 de outubro de 2010

Resenha: Paolo Nutini


Paolo Nutini é um jovem cantor de 23 anos, nascido em Paisley, interior da Escócia. O cantor iniciou sua carreira profissionalmente há 6 anos, quando, apoiado pelo seu avô, deixou os negócios familiares de pesca para trás e se mudou para Londres, onde logo começou a cantar em Pubs.

Em 2006, sua carreira começou a ganhar destaque. Participando do Festival “T" e abrindo o show de ninguém menos que os Rolling Stones*, em Viena, Paolo mostrou que vinha para se tornar grande. Muito elogiado pela crítica musical Britânica, o jovem cantor gravou, ainda neste ano, seu primeiro álbum, intitulado “Theses Streets”, que estreou em #3 nas paradas do Reino Unido. Com um vocal que impressiona, Paolo, cantando um pop romântico fez de seu primeiro disco um sucesso europeu, destacando as faixas: New Shoes, Jenny Don’t be Hasty, Rewind e Last Request, sendo que a última, devido a seu sucesso, chegou a ganhar uma versão de seu videoclipe especial para os E.U.A.

Last Request

Paolo Nutini - Last Request [ALi] by sun_435
Com sua carreira em ascensão, Paolo ficou quase que 3 anos sem gravar um novo álbum, porém, neste intervalo, chegou a participar do Glastonbury e cantou inúmeros covers como: Rehab (Amy Winehouse), Time to Pretend (MGMT), Wake Up (Árcade Fire) e até mesmo It's a Wonderful World (Louis Armstrong).

Wake up
Arcade Fire's 'Wake Up' by Paolo Nutini
Em 2009, após este intervalo, Paolo anunciou o lançamento de seu novo álbum, “Sunny Side Up”, que chegou inclusive às prateleiras brasileiras. Nesta nova copilação, que foi lançada em Lp também, notou-se o amadurecimento do cantor. Adotando uma pegada musical mais voltada para o Folk, o single “Candy” logo emplacou nas listas européias e o disco ficou por diversas semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, ficando na frente, acreditem, da Lady Gaga. O segundo trabalho, veio para desmistificar a imagem de que ele seria apenas uma promessa, sendo aclamado por toda a crítica e exportado para todo o mundo. Destaque para os singles: “Candy”, “Pencil Full of Lead” e “Growing up beside you”


Neste ano, Paolo ficou mais na dele, viajou com o seu novo álbum em uma turnê pela Europa e evitou grandes festivais. Com esta bagagem, espera-se sempre mais, e um show em terras tupiniquins. Para os que ainda não se encantaram com a voz desse jovem cantor, deixo o vídeo de um cover, gravado em abril, da cantora de jazz, Etta James, chamado “I’d rather go blind”.


*Mick Jagger gostou tanto do cantor que o convidou para atuar em um outro show onde os 2 chegaram a cantar Juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário